A MENSAGEM DO TRONCO
Há muitas gerações, os índios Cherokee contam a seguinte lenda:
O pai leva o filho à floresta, coloca-lhe uma venda nos olhos e o faz sentar-se sobre um tronco.
O mancebo deve permanecer sentado no tronco por uma noite inteira sem remover a venda, até que as primeiras luzes da aurora o avisem que amanheceu. Durante todo esse tempo ele não pode pedir ajuda a ninguém. Se ele sobreviver à noite, sem se abalar, será considerado um homem adulto. Não pode compartilhar sua experiência com os amigos, pois cada jovem tem que se tornar homem por si só.
A noite, entretanto, é tenebrosa e o rapaz está claramente apreensivo. Barulhos estranhos o fazem estremecer. Talvez hajam feras e homens perigosos por perto ou mesmo ao seu redor.
O vento noturno e gélido sussurra o tempo todo balançando as árvores e o frio é quase insuportável. Mas o jovem, obstinado, não ousa tirar a venda. Ele sabe que está sendo testado e pretende insistir até o momento final.
Então, depois de horas de trevas que parecem uma eternidade, o primeiro clarão do dia lhe diz que o teste terminou e ele pode descobrir os olhos. E é aí, somente aí, que ele percebe que o pai está sentado no tronco, pertinho dele. Esteve de guarda a noite inteira, velando por seu filho.
A vida é um grande teste e por vezes você pode achar que está sozinho e desamparado. Mas isso NUNCA É VERDADE. Você não é o único que está sentado sobre o tronco.
Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário