A HABILIDADE DE CADA UM
Os bichos da floresta decidiram fundar uma escola. Reuniram-se e começaram a escolher e organizar as disciplinas.
A águia insistiu pra que houvesse aulas de voo. O esquilo opinou que escalar árvores era fundamental. E o coelho queria a todo custo que a corrida fosse incluída.
Dessa forma, cada bicho contribuiu com uma disciplina. No entanto acabaram tomando uma medida desastrosa: exigiram que todos participassem de todos os exames.
O coelho foi excepcional na corrida e tirou dez. Mas, conforme as regras, teve que participar também das aulas de voo. Colocaram-no no alto de um barranco e disseram:
- Voe!
O coitado saltou lá de cima, até quis "bater asas", mas desabou no solo, quebrando as patas.
A águia passou no teste de voo de olhos fechados, contudo se ferrou na cavação de buracos - disciplina incluída pela toupeira. Na tentativa a pobre ave quebrou o bico e as asas e ficou sem poder voar.
E assim outros desastres se repetiram durante todos os testes.
Os bichos então se reuniram novamente.
- Quer saber? - disseram entre si - Todos somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias. Não podemos exigir que os outros sejam parecidos conosco ou que tenham nossas aptidões. Com toda essa maratona de testes, só impusemos sofrimento uns aos outros! Portanto a escola está desfeita!
Assim como no mundo animal, há enorme diversidade entre nós. Uns têm mais talentos que outros, mas todos temos e sempre haverá diferenças entre todos.
Importa que saibamos trabalhar em equipe, pra que o objetivo comum seja alcançado. Respeitando as diferenças, nossa convivência pacífica será garantida.
Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário