OVO, CENOURA OU CAFÉ?
Annie era uma adolescente que vivia se queixando da vida. Tudo lhe parecia difícil e ela dizia estar cansada de viver. Morava com o pai, um excelente cozinheiro.
Tendo ouvido por alguns dias os queixumes da filha, a convidou para observar seu trabalho na cozinha.
Encheu três panelas com água e colocou cenouras em uma, ovos em outra e pó de café na terceira, pondo-as no fogo em seguida até ferverem bem.
Anne observava tudo em silêncio e sem entender o propósito daquilo.
O pai desligou o fogo, colocou as cenouras e os ovos em uma tigela e o café em uma xícara.
- O que você está vendo, filha?
- Cenouras, ovos e café!
O pai pediu-lhe para experimentar os alimentos. Ela mastigou parte de uma das cenouras e notou como estava macia. Pegou um dos ovos, quebrou a casca e percebeu que estava durinho. Tomou um gole de café e sentiu o gosto delicioso. Voltou-se para o pai, sorrindo:
- O que significa tudo isso, papai?
- É simples, minha filha. As cenouras, os ovos e o café enfrentaram a mesma "adversidade" (a água fervendo), mas reagiram de formas diferentes. Antes a cenoura era firme e inflexível; ao ser submetida à fervura, amoleceu e tornou-se frágil. Anteriormente o conteúdo do ovo era apenas um líquido, protegido por uma casca fina; por meio do fogo, endureceu. O pó de café, por sua vez, teve um resultado ainda mais impressionante: em contato com a água fervente, ele a modificou, alterando-lhe o aspecto e o sabor.
E, concluindo, perguntou:
- E então, filha? Qual a sua reação diante do fogo da provação? Você reage como a cenoura, o ovo ou o café? Se for como o pó de café, quando as coisas vão ficando piores, você se torna melhor e faz com que as coisas ao seu redor também se tornem melhores!
E você, o que prefere ser - ovo, cenoura ou café?
Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário