NÃO FALE, NÃO OUÇA, NÃO VEJA



Certo dia, o renomado sábio Sócrates (470-399 a.C.) recebeu a visita de um discípulo que foi logo dizendo, agitado:
- Mestre, fiquei sabendo que estavam falando mal do senhor!
- Meu filho, me responda: você já fez passar essa informação pelos três filtros?
- Três filtros? Como assim, mestre?
- Os três filtros consistem em três perguntas - primeira: você conferiu cuidadosamente a veracidade do que está dizendo? Segunda: o que você quer falar é pelo menos bom e proveitoso? E terceira: há necessidade de falar isso?
- Pensando bem, mestre, minha resposta a essas três perguntas é "não".
Sócrates então concluiu:
- Se o que você veio correndo me contar não foi verificado, não tem utilidade e nem é necessário, melhor sepultá-lo na terra do esquecimento.
Há coisas diante das quais você deve se fazer de cego, surdo e mudo. Prudência e discrição são essenciais para a arte do bom viver.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A VERDADEIRA RIQUEZA

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS