ANIMAIS INTERIORES



Certa vez um jovem subiu uma montanha à procura de uma conhecida monja que ali costumava meditar. Ao encontrá-la, perguntou:
- O que você faz nesta absoluta solidão?
- Ah, tenho um monte de trabalho!
- Mas como você pode ter tanto trabalho? Não vejo nada aqui...
- Tenho que treinar dois falcões e duas águias, tranquilizar dois coelhos, disciplinar uma cobra, motivar um burro e domar um leão.
- E onde estão todos esses animais? - indagou o homem, já atônito. 
A monja então explicou:
- Eles estão dentro de mim.
E continuou:
"Os falcões se lançam sobre tudo que veem pela frente, então preciso adestrá-los para que se foquem em coisas boas: eles são meus olhos. 
As águias, com suas garras, podem machucar e destruir; por isso preciso ensiná-las a apenas fazer o bem: são as minhas mãos. 
Os coelhos são muito irrequietos e preferem fugir de situações difíceis; tento convencê-los a terem calma diante do sofrimento e da fraqueza - são os meus pés. 
O burro, sempre cansado, é teimoso e insiste em não querer carregar a própria carga; preciso instigá-lo a cada instante: é o meu corpo.
A cobra é a que mais se faz de difícil; embora esteja presa na gaiola, está sempre pronta para morder e soltar o seu veneno; preciso discipliná-la; é minha língua. 
O leão, o meu ego, é prepotente e vaidoso; acha que é o supremo; minha meta é subjugá-lo.
Um trabalho e tanto, não acha?"
E você? Que feras precisa domar?

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A VERDADEIRA RIQUEZA

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS