"A PAZ NO MUNDO"



A garota japonesa Sadako Sasaki acabou se tornando símbolo da tragédia de Hiroshima, sobre a qual despejaram a primeira bomba atômica contra civis.
Sadako nasceu em janeiro de 1943; portanto, naquele dia terrível, 6 de agosto de 1945, ela tinha apenas dois anos. O impacto da explosão a lançou por uma janela, mas milagrosamente ela sobreviveu sem um arranhão. 
Contudo, mais tarde, em novembro de 1954, aos 11 anos, a menina apresentou os primeiros sinais de doença devido à radiação. Começou a se sentir cansada e tonta com cada vez mais frequência. Seu pescoço ficou inflamado e ela começou a desenvolver uma erupção cutânea que se espalhou por outras partes do corpo. Um exame médico revelou um quadro de leucemia.
Em 21 de fevereiro de 1955, Sadako foi hospitalizada. No seu prognóstico, os médicos não lhe davam mais que um ano de vida. Um dia, foi visitada no hospital por uma colega, Chizuko Hamamoto, que lhe contou uma antiga lenda japonesa, segundo a qual mil gruas de papel poderiam realizar um desejo - até mesmo curar uma enfermidade grave.
Sadako então se pôs a confeccionar suas gruas de papel, em sua última e inocente esperança de cura. Acabou falecendo em 25 de outubro de 1955, aparentemente sem ter concluído as mil gruas - teria reunido 644, segundo uma versão. No entanto, amigos de Sadako continuaram fazendo mais gruas, de sorte que conseguiram ajuntar mais de mil para o funeral dela.
Em 1958, no Parque da Paz de Hiroshima, foi erguida uma estátua que representa Sadako segurando uma grua. No pedestal do monumento, lê-se: "Este é nosso grito. Esta é nossa oração: a paz no mundo."

Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO