O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS
A Holanda tem seu território abaixo no nível do mar. Para prevenir a inundação pelo Mar do Norte, foram construídos grandes diques que precisam ser sempre monitorados, pois um pequeno vazamento pode colocar toda a população em perigo. Até mesmo as crianças aprendem na escola a importância de se vigiar os diques.
Um dia, um menino de oito anos chamado Peter foi levar alguns bolinhos que sua mãe havia feito para seu amigo que era cego. No caminho ele passava bem ao lado do dique. Sua mãe o havia alertado para voltar antes de anoitecer, pois ultimamente fazia muito frio.
Depois de entregar os bolinhos ao amigo e passar um tempo conversando e brincando, Peter foi embora. Era quase noite.
No caminho, enquanto passava ao lado do dique, Peter notou um pequeno vazamento. Assustado, gritou por ajuda, mas não havia ninguém por perto; então ele colocou o dedo no furo e a água parou de jorrar.
O tempo foi passando, a noite chegou e começou a esfriar muito, mas Peter continuou firme com o dedo no furo. Apesar do frio ele só conseguia pensar que se saísse daquele lugar, poderia colocar todo mundo em perigo. Continuou gritando por ajuda até ficar rouco, mas sem sucesso.
Sua mãe imaginou que ele havia decidido pernoitar na casa do amigo, portanto não se preocupou.
No dia seguinte, pouco antes do amanhecer, um homem que estava indo para o trabalho passou pelo dique e viu o menino, tremendo de frio, ainda com o dedo no buraquinho. Ele correu para pedir ajuda e logo vieram vários homens com todo o aparato necessário para conter o vazamento. Peter foi socorrido e por muito pouco não morreu de frio.
Depois disso ele ficou conhecido como "o pequeno herói da Holanda".
Texto de Etta Austin Blaisdell - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário