OS SONHADORES



Wei e Zhi eram amigos e vizinhos e seus pais tinham propriedades rurais e viviam do que plantavam e da criação de porcos.
Certo dia, os pais dos dois confiaram um porquinho a cada um, pra que fossem vender na feira e depois usassem o dinheiro para comprar sapatos, cadernos e livros, pois estavam prestes a ingressar na escola.
Os garotos, muito empolgados, pegaram seus porquinhos e foram à cidade. Contudo, pararam no meio do caminho a fim de descansar, aproveitando a sombra de uma árvore. 
- Vou estudar e quando crescer serei um oficial do imperador e receberei muitas condecorações! - disse Wei.
- Eu pretendo ser um grande professor e escritor na maior universidade da China! - revelou Zhi. O outro continuou:
- Serei um grande general. Todos irão se curvar quando eu passar!
- E eu serei um poeta e intelectual conhecido no mundo todo!
- Eu serei o homem mais valente e temido de toda a China e o mundo inteiro irá ouvir falar das minhas vitórias!
- Quanto a mim, serei homenageado pelo imperador como o homem mais inteligente do país!
E assim, depois de muito se gabarem, resolveram retomar a caminhada. Mas quando se levantaram, perceberam que os porquinhos haviam fugido.
Agora não tinham o que vender na feira e consequentemente não teriam o dinheiro para comprar os sapatos e o material escolar.
Sonhe grande, mas mantenha os pés no chão!

Conto chinês - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

ABANDONADA