O VALENTÃO FROUXO



Certa manhã, um pastor se enfureceu ao notar a falta de várias de suas ovelhas. Pegou a espingarda e saiu para a floresta.
- Raios me partam se eu não trouxer, vivo ou morto, o miserável que roubou minhas ovelhas! Ele vai ver quando eu o encontrar! Vou arrancar-lhe o fígado…
E assim, furioso e resmungando palavrões, passou longas horas no encalço do ladrão, sem encontrá-lo. 
Por fim, esgotado, apelou para os céus:
- Ajude-me, santo Antônio! Prometo-lhe vinte reses se colocar aqui, na minha frente, o miserável bandido!
Nem bem o pastorzinho disse aquilo, surgiu diante dele um enorme leão com os dentes arreganhados.
O homem ficou pálido e trêmulo; a espingarda caiu-lhe das mãos; e tudo o que pôde fazer foi invocar novamente o santo:
- Valei-me, santo Antônio! Prometi vinte reses se colocasse o ladrão diante de mim; prometo agora o rebanho inteiro para que o façais desaparecer!
No momento do perigo é que se conhecem os heróis!

Conto de Monteiro Lobato - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO