O PREÇO DA TRAPAÇA



Uma mulher tinha em seu quintal uma vistosa bananeira. Quando ela ficou carregada de frutos a mulher decidiu colhê-los, porém o cacho estava muito alto e ela não alcançava.
Apareceu um macaco que se ofereceu para ajudá-la, mas quando ele estava lá em cima começou a comer todas as bananas e jogou as cascas na cabeça da mulher. 
Ela ficou muito brava e jurou se vingar do macaco. Juntou um monte de cera e fez um boneco no formato de um menino e colocou sobre a cabeça dele um tabuleiro com bananas bem maduras.
Assim que o macaco viu o "menino", falou:
- Ei, moleque, me dá uma banana!
Diante do silêncio do menino, o macaco ameaçou:
- Me dá uma banana ou te dou um tapa, garoto!
Com muita raiva por ser ignorado, o macaco deu um tapa no boneco e sua mão ficou grudada na cera.
- Solta a minha mão, moleque, ou te dou outro tapa!
O macaco deu outro tapa e ficou com a outra mão grudada.
- Moleque! Solta as minhas mãos e me dá uma banana, senão te dou um pontapé!
Exasperado, o macaco chutou o moleque e ficou com o pé grudado na cera.
- Moleque dos diabos, me solte ou te chuto com o outro pé!
Com o segundo chute, o macaco acabou ficando todo grudado na cera.
Só então a mulher apareceu: pegou as bananas e foi embora, dando um monte de gargalhadas.
Quem usa de trapaça nunca termina bem!

Conto africano - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO