"CADÊ A GATA?"



Certa feita, em um palácio na China, uma princesinha perguntou a uma das criadas:
- Cadê a gata?
- Está tomando sol no jardim, de olho nas borboletas!
A menina correu para o jardim, mas não encontrou sua gata.
- Cadê a gata? - perguntou ao jardineiro.
- Está sentada na poltrona do rei e o criado do seu pai está acariciando-a.
Chegando lá, a princesa não avistou a gata.
- Cadê a gata? - indagou à serva que limpava a sala.
- Foi para o lago dos patos; estava tentando pegar um dos patinhos e a mãe dele a fez correr assustada.
Mas a gata também não estava no lago. Havia um homem pescando na margem oposta.
- Viu minha gata?
- Alteza, sua gata está no jardim, à sombra da cerejeira, perseguindo lagartixas.
A princesa retornou ao jardim e, mais uma vez, não localizou a gata.
- Onde está a minha gata? - indagou, impaciente, ao mordomo que passava no momento.
- Ela está no grande salão, dormindo no tapete.
A gata, no entanto, não estava no salão. 
A princesinha, cansada, resolveu ir descansar em seus aposentos. Ao entrar, lá estava a gata, em sua cama.
A bichana foi ao encontro da dona, miando com alegria, aconchegando-se ao colo dela. Mas a princesa, inconformada, mandou chamar todos os serviçais:
- Quem mentiu para mim? Minha gata estava o tempo todo aqui no meu quarto!
O mordomo respondeu:
- Talvez até tenhamos mentido, alteza, mas tenho certeza de que sua manhã foi bem mais divertida procurando a gata!

Conto chinês - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO