BOM DE LÁBIA



Um viajante chegou a um povoado e, estando sem dinheiro, começou a pensar o que faria para se alimentar.
Conversando com alguns moradores, perguntou onde residia o homem mais rico do lugar. Bateu na porta do homem e pediu para falar com o dono da casa. O empregado o levou até uma sala onde o patrão estava sentado.
- Bom dia senhor, meu nome é Joaquim. Acabei de chegar ao vilarejo e gostaria de falar com o senhor sobre negócios.
- Muito bem. Sente-se e me diga do que se trata.
- Gostaria de saber quanto o senhor pagaria por um diamante rosa, perfeitamente lapidado, do tamanho de uma azeitona.
O anfitrião viu ali uma boa oportunidade. Habituado a negociações desse tipo, sempre conseguia se aproveitar da situação e tirar vantagem. Então falou:
- Sugiro que almocemos primeiro e depois conversamos sobre o assunto.
Almoçaram tranquilamente, depois tomaram café. Após uma conversa descontraída, o rico falou:
- Agora deixe-me ver o diamante pra que eu analise o seu valor.
- Não tenho nenhum diamante comigo, senhor.
- Ora, como assim?!
- Eu nunca disse que tinha um diamante desse; somente quis saber o valor que o senhor pagaria por um diamante como o que descrevi!
Cuidado com os espertalhões! Estão sempre por aí, à procura de trouxas!

Texto de Malba Tahan - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO