AMOR PRÓPRIO É TUDO!



Certo rei estava procurando uma esposa mas, apesar de tantas candidatas formosas e prendadas, nenhuma atendia às suas expectativas.
Então, um dia, uma mendiga conseguiu a muito custo uma audiência com o soberano. Ela disse:
- Majestade, nada tenho para lhe oferecer, com exceção do meu amor. Com sua permissão, farei algo para provar que o amo.
Isso despertou a curiosidade do rei.
- Então diga, querida.
- Durante cem dias, pernanecerei em sua varanda, exposta ao sol e à chuva, comendo e bebendo o mínimo necessário. Se eu sobreviver a isso, então o senhor me tornará sua esposa.
O rei, mais surpreendido que comovido, concordou, dizendo:
- Se uma mulher é capaz de fazer tudo isso por mim, é digna de ser minha esposa!
E assim a mulher se submeteu ao desafio. Os dias passavam e ela parecia suportar tudo corajosamente. Muitas vezes sentia-se desfalecer de fome e de frio, mas animava-se com o pensamento de estar em breve ao lado do seu grande amor.
De vez em quando, do conforto de seus aposentos, o rei espreitava sua pretendente fazendo-lhe sinais de incentivo. E assim foi terminando o prazo. "Essa mulher é incrível!", pensava o rei, impressionado.
Bem na véspera, no 99° dia, o povo se reuniu em frente ao palácio para aguardar o grande evento - a mendiga se tornando rainha. 
Àquela altura, a mulher estava desfigurada, enferma e enfraquecida. Então, naquela noite, ela simplesmente decidiu ir embora. Fitou o rei com tristeza e, sem nada dizer, partiu. O rei ficou surpreso e as pessoas chocadas. Como uma pessoa desiste de um sonho a ponto de vê-lo realizado?
Quando ela chegou em casa, quase desfalecida, seu pai a colocou no leito e cuidou dela. Quando ela pôde conversar, o pai perguntou:
- Por que você, a poucos instantes de se tornar rainha, desistiu?
- Pai: estive 99 dias e 23 horas diante da varanda real, suportando todos os extremos e o rei não me desobrigou daquele sacrifício. Me via sofrer e só me encorajava a continuar, sem mostrar um pingo de comoção perante o meu sofrimento. Esperei todo esse tempo por um vislumbre de bondade e consideração que nunca chegou. Então concluí: uma pessoa tão egoísta, indiferente e insensível não merece meu amor - mesmo que tal pessoa seja o rei!
Quando você ama alguém e sente que para manter essa pessoa ao seu lado tem que sofrer e sacrificar sua essência, você está equivocado. Será melhor retirar-se, não importa quão dolorosa seja a separação.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO