A CABAÇA



Um andarilho, certa vez, teve a ideia de reunir todo o bom senso do mundo em uma cabaça. Poderia distribuir conselhos em troca de dinheiro e ficaria rico.
Então, ele saiu pelo mundo, conhecendo e conversando com muitas pessoas e, assim, recolhendo todo o bom senso que encontrava.
Quando deu fé, estava com a cabaça cheia. Ao voltar para casa, achou melhor esconder a cabaça no alto de uma árvore em seu quintal. Amarrou uma corda no gargalo da cabaça, com a outra ponta no pescoço e começou a escalar a árvore, porém com dificuldade, porque a cabaça ficava balançando pra lá e pra cá.
Um menino que ia passando pela rua, percebeu o homem trepado à árvore e começou a rir da situação. 
Irritado, o andarilho disse:
- Por que está rindo, menino?
- É porque você é muito bobo; por que não coloca a cabaça nas costas?
O andarilho percebeu que, mesmo possuindo tanto bom senso, ainda fazia bobagens. Entendeu que é impossível a uma única pessoa ser dona de todo o bom senso e que ocultá-lo seria egoísmo e insensatez, já que todos cometem erros.
Então ele desamarrou a cabaça e a lançou de lá de cima. Ela se despedaçou no chão e todo o bom senso contido nela se espalhou pelo mundo. 
É por isso que, hoje, qualquer pessoa tem a capacidade de desenvolver bom senso e compartilhar esse conhecimento com seu semelhante. 

Conto africano - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO