UM QUARTO PARA SCHWARZENEGGER
Tempos atrás, Arnold Schwarzenegger (1947-) teria publicado uma foto dele mesmo dormindo na rua, em frente a um hotel, aos pés de sua famosa estátua de bronze, com esta legenda:
"Como os tempos mudaram..."
A frase não foi por mera alusão à terceira idade dele, mas porque, quando governador da Califórnia, inaugurara aquele hotel com a sua estátua.
Na época, a administração do hotel dissera a Arnold: "A qualquer momento você pode vir e nosso hotel sempre terá um quarto reservado para você."
Um dia, entretanto, quando Arnold já não era governador e quis se hospedar no hotel, a administração recusou-se a dar-lhe um quarto, argumentando que ele deveria pagar como qualquer outro cliente, já que o hotel estava quase inteiramente ocupado.
Ele então trouxe um "sleeping bag" (saco de dormir), deitou-se aos pés da estátua e explicou o que queria transmitir:
"Quando eu estava em uma posição importante, todos me felicitavam; quando perdi essa posição, esqueceram-se de mim e não cumpriram a promessa. Então não confie na sua posição, nem na quantidade de dinheiro que você tem, nem no seu poder, nem na sua inteligência; isso não vai durar. Nem sempre você é quem pensa que sempre será. Nada dura para sempre."
Quando você é "importante" aos olhos dos outros, todos são seus "amigos". Mas, uma vez que você deixa de atender aos interesses deles, sua "importância" se acaba.
Pessoas vão e vêm e seus interesses mudam de um dia para o outro. Hoje podem te abraçar; amanhã podem até te trair e te pisar.
De forma que o grande desafio é aprender a escolher bem as nossas conexões, desconectando-nos dos oportunistas e tóxicos, procurando manter em nossos círculos aqueles que nos estimam pelo que somos e não pelo que temos.
Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário