TSE E YUNG




Certa vez, numa pequena vila, nasceram dois meninos de famílias diferentes, no mesmo dia e horário e, para surpresa de todos, ambos nasceram com um grande nódulo na testa.
Um dos meninos se chamava Tse e seus parentes eram muito arrogantes. Horrorizados com a aparência do menino, chamaram um médico para remover o nódulo, mas como o procedimento se mostrou arriscado, decidiram criar o garoto às escondidas.
O outro menino se chamava Yung e sua família era amorosa e humilde. Eles cercavam Yung com todo amor e carinho possível, pois não queriam que ele se sentisse envergonhado ou rejeitado por causa do nódulo. 
Passou o tempo e os meninos cresceram. Tse se tornou um rapaz cheio de complexos, sentia-se inferior e não conseguia evoluir em coisa alguma. Além disso, vivia amargurado e detestava conviver com outras pessoas. Já Yung se tornou um mancebo feliz e, mesmo diante de comentários maldosos, ele nunca se importava, pois se sentia amado e protegido por sua família.
Yung era também aventureiro e gostava de passear pela floresta. Num desses passeios, ouviu um barulho de festa com música e algazarra. Curioso, aproximou-se e viu os gênios da floresta que dançavam ao redor de uma fogueira.
A princípio, sentiu um pouco de medo, mas a festa estava tão animada que ele resolveu juntar-se aos gênios, cantando e dançando. A alegria foi tanta que ele nem viu a hora passar. Quando deu fé, era manhã do dia seguinte.
Antes que Yung partisse, os gênios tiraram o nódulo da testa dele e disseram:
- Vamos ficar com isto pra que você volte outras vezes e dance conosco!
Eles não faziam ideia de que ele queria se livrar daquele nódulo e não tinha interesse em voltar para buscá-lo.
Ao chegar em casa, todos ficaram surpreendidos com o acontecido e com o relato de Young. Logo a vila inteira ficou sabendo.
Os pais de Tse o enviaram à floresta, na esperança de que o nódulo dele também fosse removido. Chegando lá, Tse se deparou com a festa e se aproximou, mas não quis dançar, mesmo com a insistência dos gênios. Aborrecido, afastou-se, sentou-se num canto e adormeceu.
Ao amanhecer, os gênios se aproximaram dele, colocaram um novo nódulo em sua testa e falaram:
- Tome este nódulo; é hora de você ir embora. Não volte nunca mais!
E assim Tse voltou para casa com dois nódulos, mais infeliz que antes e sem compreender o motivo de seu azar.
O grau de amor e aceitação que damos às nossas crianças irá se refletir em suas vidas para sempre!

Fábula japonesa - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO