UMA NOVA AMIZADE
Seu José era conhecido como um tipo desagradável, amargo a ponto de brigar com as crianças se elas ousassem colocar o pé no gramado dele.
Não gostava que elas andassem de bicicleta em frente à sua casa. Era malquisto por quase todos que o conheciam.
Dentre todos os meninos da vizinhança, havia um, Ricardo, que o odiava de verdade. É que um dia, aos nove anos, passando com sua bicicleta pela calçada do seu José, este o acertou com uma pá.
Ricardo não deixou barato. Foi em casa, pegou uma bola de soprar, encheu-a com água suja e a jogou no vizinho.
A polícia foi acionada. O policial encontrou Ricardo no jardim de sua própria casa. Quando o moleque achou que ia levar a maior bronca, o policial pousou a mão sobre seu ombro e disse:
- É isso aí, garoto. Gostei de ver. Acertou em cheio.
O policial também não gostava do seu José.
Os anos se passaram e Ricardo nunca mais passou em frente à casa do seu José.
Num belo dia de primavera, Ricardo, já adulto, estava passeando próximo da casa de seus pais, quando viu seu José, limpando o lixo do quintal. Resolveu se aproximar.
Estacou de repente, nervoso. Mas já era tarde: seu José também o avistara e foi ao seu encontro, estendendo-lhe a mão. O homem grosso e ranzinza de vinte anos antes, agora era só gentileza. A raiva desaparecera.
A mudança começara após a morte de sua mãe. Passou a se sentir só e reconheceu seu erro em ser tão antipático. Deveria atrair as crianças e não afugentá-las.
Aprendeu que ninguém consegue viver sozinho e que as pessoas são mais importantes que a calçada ou o gramado impecável de sua casa.
Ainda surpreso, Ricardo apertou a mão do ex-vizinho e sorriu. Enquanto sentia o calor daquela mão calejada, Ricardo teve a certeza de que, naquele início de primavera, ele encontrara um oásis de paz, acabando com uma antiga inimizade e fazendo um novo amigo.
Para quem acredita na força do amor e na generosidade da vida, sempre é tempo de mudar o rumo, refazer caminhos, pedir desculpas e reconquistar corações.
Da revista "Seleções Reader's Digest" - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário