PERDER PRA GANHAR




Um grão de trigo, deixado sozinho no campo após a colheita, esperava pela chuva a fim de esconder-se sob a terra. Mas uma formiga cruzou seu caminho.
Ela pegou o grão e o colocou nas costas, seguindo penosamente em direção ao formigueiro. A cada passo, o grão parecia cada vez mais pesado. Aí ele disse:
- Por que você não me deixa aqui?
- Se eu deixar você para trás, poderemos ficar sem provisões suficientes para o inverno. Em nosso formigueiro há muitas formigas e cada uma tem a obrigação de abastecer o celeiro com todo alimento que encontrar!
- Mas eu não fui feito só para alimentar! - objetou o grão de trigo - Sou uma semente cheia de vida e meu destino é gerar uma planta. Ouça, cara formiga, vamos fazer um pacto?
- Mas que pacto? - indagou o inseto, parando um pouco e pousando o grão no solo.
- Se você me deixar aqui no campo, ao invés de me levar para o formigueiro, eu darei a você, daqui a um ano, cem grãos de trigo exatamente iguais a mim.
A formiga olhou para o grão com ar incrédulo.
- Acredite! - continuou o grão - Se você me perder agora, ganhará muito mais - cem grãos de trigo para o seu celeiro. 
- Mas como você vai conseguir isso?
- É o mistério da vida! Cave um buraquinho, enterre-me dentro dele e volte dentro de um ano!
A formiga aceitou o trato e enterrou o grão. No ano seguinte, ao voltar, a formiga se deparou, assombrada, com uma enorme planta carregada de sementes. O pequeno grão cumprira a promessa.
Às vezes, pra ganhar muito mais, é preciso perder um pouco.

Fábula de Leonardo da Vinci (1452-1519) - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS