TODOS TÊM VALOR




Rita era muito amiga dos animais. Sua casa ficava num vale, perto de uma montanha, onde havia bichos de todo tipo, mamíferos e aves. Frequentemente esses animais, que conheciam a menina, desciam de sua morada apenas pra conversar e brincar com ela.
Um dia a menina brincava, sozinha, numa parte mais afastada de sua casa, quando viu uma raposa aparentemente presa nuns arbustos. Pensou logo em ir falar com ela. A raposa, quando a viu, quis fugir, mas não conseguiu se erguer e caiu, chorando e tremendo de medo.
Rita tentou acalmá-la:
- Por favor, não chore; só quero te ajudar. O que tens? Qual o teu nome?
Ainda com medo, a raposa respondeu:
- Na verdade não sei o meu nome; todos me chamam de "aleijada". Eu não nasci como meus irmãos. Tenho muita dificuldade em mexer as patas e estou sempre a cair e ficar para trás. Desta vez, eles perderam a paciência e começaram a dizer coisas horríveis sobre mim - que eu era uma inútil, que eu só atrapalhava, entre outras coisas. Então me deixaram aqui e me abandonaram. Agora não sei mais o que fazer.
A menina pensou um pouco e disse:
- Você não consegue andar direito, mas com certeza pode fazer outras coisas, não é?
- Bem, eu queria muito aprender a ler e escrever, porque sempre gostei de contar estórias para meus irmãos, já que nunca pude me locomover muito. Eles traziam-me comida e eu lhes contava estórias.
- Isso é ótimo! Vou te ensinar a ler e a escrever. Enquanto for aprendendo, você pode ir criando mais estórias e contá-las. E não se preocupe com seu público, que isso eu também já sei como arranjar!
Rita levou a raposa para sua casa e a adotou. No dia seguinte, convidou todos os seus amiguinhos da montanha para uma surpresa. Todos ficaram encantados com a raposinha deficiente que contava estórias legais.
Os irmãos da raposa ouviram falar de um animal que contava lindas estórias ao pé da montanha e foram lá conferir. Ficaram surpresos ao verem que se tratava da irmã que tinham abandonado e que agora era tão popular.
Ficaram tristes e envergonhados pelo que fizeram e foram pedir-lhe perdão, chorando.
A raposa tinha bom coração e os perdoou.
Mesmo que alguns te desprezem, tenha certeza que muitos outros te darão valor.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS