SERENIDADE




Certo mineiro tinha uma paciência impressionante.
Uma vez ele estava no bar quando começou um tumulto. Todo mundo entrou em pânico com o noticiário do rádio: estava para estourar a Terceira Guerra Mundial!
Foi uma confusão geral, cada um emitindo opinião sobre o assunto - menos o mineirinho que continuava bebendo tranquilamente. Quase todo mundo saiu desesperadamente pelas ruas e ele continuou sentado.
O dono do bar, impressionado com o mineirinho, disse-lhe:
- O senhor não escutou a notícia?
- Ah, sim, escutei. Parece que estourou a Terceira Guerra Mundial. 
Aí o comerciante se encabulou de vez:
- Como é que o senhor pode ficar aí sentado e tranquilo enquanto todos estão apavorados com a possibilidade da guerra? Não percebe as terríveis consequências? De uma hora pra outra o mundo pode se acabar!
Calmamente, o mineirinho explicou: 
- Olha, seu Francisco, das duas uma: ou a notícia é verdade ou é mentira. Se for mentira, não vou me preocupar; se for verdade, só podem acontecer duas coisas: ou o Brasil entra na guerra ou não entra. Se o Brasil não entrar na guerra, não vou me preocupar; se entrar, das duas uma: ou convocam o exército de Minas Gerais ou não convocam. Se não convocarem, não vou me preocupar; se convocarem, só pode acontecer duas coisas: ou chamam o batalhão de Itajubá ou não chamam. Se não chamarem, não vou me preocupar; se chamarem, das duas uma: ou convocam somente os soldados da ativa ou convocam todos. Se só convocarem os da ativa, eu não vou me preocupar; agora, se convocarem todos, só pode acontecer duas coisas: ou eles me chamam ou não me chamam. Se não me chamarem, não vou me preocupar; se me chamarem, das duas uma: ou eu vou ou eu não vou. Se eu não for, não irei me preocupar; agora, se eu for, só podem acontecer duas coisas: ou eles me colocam no combate ou não me colocam. Se não me colocarem, eu não vou me preocupar; agora, se me colocarem no combate, só podem acontecer duas coisas: ou eu serei ferido ou não serei. Se eu não for ferido, não vou me preocupar; mas, se eu for ferido, há duas possibilidades: ou morro ou não morro. Se eu não morrer, não irei me preocupar; agora, se eu morrer, não adianta nada eu ficar preocupado agora!

Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS