O QUE DEVE SER FEITO




Muito tempo atrás, num mosteiro do norte da China, vivia um ancião que era requisitado por muita gente sedenta por seus conselhos e ensinamentos. Tinha a reputação de homem mais sábio de toda a região e isso o deixava muito orgulhoso.
Um dia ele recebeu a visita de alguns viajantes do sul, os quais afirmaram que conheciam um sábio muito mais renomado que o anfitrião e cuja doutrina era mais sublime.
Desconcertado com o relato dos peregrinos, o ancião sentiu enorme curiosidade em conhecer esse outro sábio supostamente mais famoso que ele. Por semanas, não conseguiu pensar em outra coisa, até decidir viajar até o sul e conferir por si mesmo.
Seus conterrâneos tentaram dissuadi-lo a desistir da viagem, dada a sua idade avançada. Mas ele foi irredutível. Designaram então um discípulo para acompanhá-lo e assim se foram.
Após muitos dias de caminhada, encontraram enfim o tal "sábio do sul".
O ancião se apresentou e explicou o motivo de sua visita, dizendo que gostaria de conhecer a sua doutrina. Contou também como era muito procurado em sua terra.
- Agora, por favor, me exponha sua doutrina e suas ideias - disse o ancião. 
- Faça o bem e evite fazer o mal! - foi a simples resposta do anfitrião. 
O ancião ficou confuso; esperava uma ampla explanação, não uma frase curta.
Irritado, retorquiu:
- Cruzei o país para te encontrar e saber mais sobre sua sabedoria e você me fala somente isso. Está zombando de mim? Até uma criança poderia dizer isso!
- Verdade, qualquer criança poderia dizer isso; mas o importante é colocar esse ensinamento em prática. Tenho certeza de que é difícil até para um idoso como o senhor!

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO