DE VELHO PARA JOVEM




Você nasceu agora há pouco, rapaz. É muito jovem, quase uma criança e distante da idade adulta.
Você me encara com certo desprezo, pelo fato de eu estar sobrecarregado de anos e ser velho. 
Você observa minhas mãos trêmulas, mas não recorda que foram elas que acariciaram as tuas frágeis e inseguras mãos infantis.
Você critica meus passos lentos e vacilantes, mas se esquece de que foram eles que orientaram os teus primeiros passos (que também eram vacilantes).
Você reclama quando lhe peço para ler uma palavra que meus olhos já não conseguem enxergar direito, quando repeti pra você, tantas vezes, as primeiras palavras que você aprendeu.
Você se queixa da lentidão de minhas decisões, mas não se lembra de que tuas próprias primeiras decisões foram inspiradas nas minhas.
Posso até ser um velho desatualizado como você diz, mas saiba que pensei muito pouco em mim pra poder fazer de você um cidadão de bem.
Você reclama o tempo todo da minha saúde debilitada, mas é porque trabalhei muito pra que você crescesse com saúde.
Agora você está crescido. Parece que esqueceu sua gênese, seus primeiros passos, palavras, sorrisos e bons momentos. Mas, acredite, tudo isso está bem vivo nesta minha memória cansada e neste coração que tem o mesmo amor de outrora. O tempo voou, mas eu nem me dei conta.
Só percebi no dia em que, pela primeira vez, você me chamou de "velho". Então olhei no espelho e vi um homem alquebrado, de cabelos brancos e marcas profundas na face, mas com um ar de serenidade e sabedoria que eu não reparara antes.
Por isso te digo, meu jovem: o tempo é implacável e um dia você também se contemplará no espelho e irá constatar que a imagem nele refletida já não será a imagem que tanto admira hoje.
Mas você poderá sentir em seu peito o coração ainda pulsando o mesmo compasso, as mesmas emoções dos velhos tempos, a dor das palavras amargas, a euforia dos sentimentos positivos. 
Não desdenhe do estado em que eu estou. Já fui o que você é; e, um dia, você será o que sou agora.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS