AMIGOS ATÉ O FIM




Um homem, em seu leito de morte, escreveu esta carta para um amigo de longa data:
"Se eu morrer antes de você, faça-me um favor: chore o quanto quiser, mas não brigue comigo.
Se não quiser chorar, não chore. Se também não conseguir chorar, não se preocupe.
Se tiver vontade de rir, ria. Se alguém te contar algum fato a meu respeito, ouça e acrescente a tua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, me defenda.
Se quiserem fazer de mim um santo só porque morri, mostre que eu tinha virtudes, mas estava longe de ser o santo que imaginam. Se lhe disserem que cometi muitos erros, diga que, se errei tantas vezes, é porque passei a vida inteira tentando acertar.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, escreva isto: 'Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto.'
Se então derramar uma lágrima, não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outro amigo fará isso no meu lugar.
Viva como quem sabe que vai morrer um dia; e, quando sua hora chegar, que morra como quem soube viver direito.
A amizade só faz sentido se trouxer o céu pra mais perto da gente. Então, se eu morrer antes de você, creio que não vou estranhar o céu, pois já tenho parte dele pelo fato de ser teu amigo!"

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS