A FELICIDADE DOS PEIXES




Um monge e seu discípulo estavam atravessando uma ponte, quando o mestre parou e disse:
- Olha como os peixes estão nadando felizes!
O discípulo, atônito, respondeu:
- Como pode ter certeza de que eles estão felizes? O senhor não é um peixe!
- Não sou peixe, é verdade; mas como pode ter tanta certeza de que eu não sei que eles estão felizes? Aquilo que eu sei ou não sei pertence aos meus sentimentos, não aos seus.
O discípulo retrucou:
- Eu sei que não sou o senhor e não tenho como saber como pensa e o que sente, mas tenho certeza de que o senhor não é um peixe!
Caminharam por mais um tempo, em silêncio. Aí o mestre concluiu:
- Nem tudo o que sabemos segue a razão ou a lógica. Eu sei que os peixes estão felizes porque sinto assim. Sei através de meus sentimentos, mas não consigo explicar; tem coisas que simplesmente apenas sabemos.

Conto chinês - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS