O MEDO QUE CRIAMOS




Na sala de aula, a professora perguntou aos alunos: 
- Do que vocês têm mais medo?
Logo choveram respostas:
- Eu tenho medo do escuro!
- Tenho muito medo de me afogar!
- Tenho o maior medo de morrer!
- Morro de medo de altura, professora!
- Fico com medo de que meus pais esqueçam de vir me buscar...
E outras confissões se ouviram. 
Só uma garotinha permanecia calada.
- E você, querida? - indagou a professora - Diga-nos, qual o seu medo?
Ela suspirou e disse:
- Eu tenho muito medo do malamém, que é um monstro muito perigoso...
- "Malamém"? Mas você já viu esse monstro? 
- Não, senhora, nunca vi. Mas é um monstro tão perigoso que minha mãe pede todos os dias a Deus que nos livre dele - contou a menina.
E explicou:
- Minha mãe sempre pede a Deus no fim da sua oração: "...e livrai-nos do malamém."
Com isso a professora compreendeu.
O medo daquela criança ao ouvir aquelas palavras era tão grande que ela nunca teve coragem de perguntar à mãe o significado da reza. 
Aquela criança simplesmente, por pura ignorância, criou medo por algo imaginário; uma coisa que só existia na cabeça dela.
A ignorância tem sido, desde sempre, a grande responsável pelo terror imposto pelo medo. Quando você não busca se informar, acaba se tornando presa fácil de outras pessoas e de seu próprio medo.
Não se deixe dominar pelo medo - elimine-o!

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS