DIFÍCIL LIÇÃO
A doutora Elisabeth Kübler-Ross (1926-2004) ficou conhecida mundialmente por ter tido a ousadia de falar a respeito da morte e do morrer. Num tempo em que alguns países aprovavam leis que permitiam a eutanásia, ela ensinou como se deve aguardar o momento derradeiro da existência.
Após alguns derrames, Elisabeth ficou totalmente à mercê do auxílio alheio. Entretanto, ela afirmava que estava aprendendo as lições da paciência e da resignação, dia após dia.
Sofrendo dores constantes e progressiva fraqueza, aguardava ansiosa o momento de sua partida. Dizia ter muitas lições finais a aprender e que, apesar de todo o sofrimento, era contra aqueles que tiram a vida das pessoas de forma prematura, apenas porque elas padecem dores e desconforto.
Antes totalmente independente e ativa, ficou limitada a uma cama e uma cadeira de rodas. Perdeu por completo a privacidade, pois as pessoas entravam e saíam de seu quarto o tempo todo. Havia dias que sua casa enchia de visitas; em outros, ficava quieta demais.
Enquanto aguardava o abraço caloroso da morte, Elisabeth Kübler-Ross fazia valer seus dias finais, meditando e ensinando. Ela simplesmente não entregou os pontos.
Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário