LIÇÕES DE UM PASSARINHO





Certa vez, um homem capturou uma cotovia. A coitadinha, desesperada, indagou:
- O que vai fazer comigo? Sou tão pequena que não posso saciar sua fome. Se me libertar, ensinar-te-ei três segredos da vida.
- Que segredos?
- O primeiro lhe contarei em suas mãos; o segundo, quando tiver voado até àquela árvore e o terceiro, quando voar para longe.
- Então me conte agora o primeiro segredo.
- Não se desespere pelo que já passou.
O homem soltou a cotovia. Ela voou até o alto da árvore e disse:
- Não acredite em tudo que lhe disserem.
E, preparando-se para partir, falou:
- Se tivesse me matado, encontraria em meu papo duas pérolas de cem gramas cada.
O homem, irritado, começou a xingar a ave.
- Isso não é um segredo para a vida!
- Pois é, mas como posso contar o terceiro segredo se você não aprendeu os dois primeiros? Eu disse para não se desesperar pelo que passou; também disse para não acreditar em tudo o que lhe disserem. Como eu poderia carregar duas pérolas de cem gramas se eu mesmo não peso nem cem gramas?
E, dito isso, a cotovia voou para longe.  
A ingenuidade faz com que fiquemos para trás. 

Fábula árabe - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A VERDADEIRA RIQUEZA

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS