FAZENDO ALGUÉM FELIZ





Naquela manhã, Alice acordou cansada e enferma. Fez um esforço, levantou-se e foi se olhar no espelho. Palidez e olheiras denunciavam sua debilidade.
Ainda assim, deu graças por estar viva e conseguir se locomover. E pensou: 
"Apesar de debilitada, ainda posso fazer algo por alguém e fazê-lo sorrir."
Aprontou-se e foi a um posto de saúde para tomar medicamento na veia. O lugar estava repleto. Alice fez a ficha e aguardou sua vez.
Ao ser chamada, entrou na sala, sentou-se e observou a enfermeira que providenciava a aplicação. Notou que ela também tinha olheiras e parecia sobrecarregada.
Enquanto recebia o medicamento, Alice observava o vai-e-vém dos pacientes. Alguns chegavam nervosos e mal falavam. Outros eram mais pacatos. Havia também os que se irritavam com a demora.
A enfermeira recebia a todos com serenidade. Explicava o protocolo e executava sua tarefa. De quando em quando ela se aproximava e perguntava sorrindo:
- Como está se sentindo? Precisa de algo?
Sem querer, Alice ouviu a enfermeira conversando com uma colega e descobriu a razão de seu abatimento. Estava com sérios problemas em casa.
Mesmo assim, atendia a todos com a maior gentileza.
Concluída a aplicação do soro, Alice olhou nos olhos da profissional e agradeceu.
No caminho para casa, teve uma ideia. Telefonou para a Ouvidoria do Sistema de Saúde, dizendo que gostaria de registrar um agradecimento.
- Como? - perguntou, confusa, a atendente. 
- Quero registrar um elogio e um agradecimento.
Em seguida, Alice explicou como fora gentilmente atendida no posto de saúde, dando todos os detalhes, incluindo a identidade da enfermeira. E completou:
- Se fosse uma reclamação, eu poderia preencher um formulário, não é? Então quero fazer a mesma coisa, mas com um agradecimento.
O relato de Alice foi registrado e repassado à profissional naquele mesmo dia. Ela se emocionou e chorou. Aquele gesto foi como um abraço carinhoso diante da situação difícil que ela enfrentava.
E assim Alice fez alguém feliz naquele dia.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO