MUITA FELICIDADE





Foi em 1942. A Rádio Tupi do Rio de Janeiro resolveu fazer um concurso de quadrinhas para substituir a letra da famosa música americana "Happy Birthday to You".
Na versão original o título da canção era repetido quatro vezes, sendo que, na terceira, acrescentava-se a palavra "dear" ("querido" ou "querida"), além do nome da pessoa homenageada.
Cerca de cinco mil inscritos participaram do concurso, cujo júri era composto por imortais da Academia Brasileira de Letras. Os versinhos vencedores foram os da paulistana Bertha Celeste Homem de Mello (1902-1999).
Os jurados escolheram a adaptação dela principalmente por trazer versos diferentes para cada linha, ao invés da repetição monótona - seguida pela grande maioria dos candidatos.
Bertha, até sua morte, fazia questão que as pessoas cantassem a letra da exata maneira que escrevera:
"Parabéns a você/ Nesta data querida/ Muita felicidade/ Muitos anos de vida."
A autora, em todas as entrevistas que dava, frisava que a letra original dizia "a você" e não "pra você". O "pra você" foi se popularizando através dos anos em algumas regiões do país. Não deixa de estar correto, mas não é fiel à letra original.
Outro detalhe (o mais interessante) que Bertha ressaltava era este:
- Canta-se errado. Não é “muitas felicidades”; é “muita felicidade”, pois felicidade é uma só.
Você também acredita que felicidade é uma só? Que, para ser feliz, não é preciso "atirar para todos os lados", mas seguir numa só direção?

Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO