MAIS RICO QUE O BILIONÁRIO





Dizem que, certa vez, alguém perguntou ao Bill Gates:
- Existe alguém mais rico que você no mundo?
- Sim, existe.
E continuou:
"Anos atrás, numa época em que não era rico nem famoso, eu estava no aeroporto de Nova Iorque quando avistei um jornaleiro. Quis comprar um jornal mas, assim que o peguei, descobri que não tinha dinheiro suficiente. Então desisti da compra e devolvi o jornal ao vendedor.
- Não tem problema; pode ficar com o jornal - disse ele.
Diante de sua insistência, aceitei o jornal gratuito.
Uns dois ou três meses depois, estava eu no mesmo aeroporto e tive vontade de adquirir um jornal, mas novamente faltavam-me moedas. O mesmo vendedor ofereceu-me o jornal de graça outra vez. 
- Agradeço, mas não posso aceitar. Não tenho dinheiro no momento. 
- Leve o jornal assim mesmo. Estou compartilhando isso dos meus ganhos; não estou perdendo nada. 
Agradeci, peguei o jornal e fui embora.
Dezenove anos depois, já famoso, lembrei-me desse vendedor. Comecei a procurá-lo e, depois de quase dois meses, o encontrei.
- Sabe quem eu sou? - perguntei.
- Sim, você é o Bill Gates.
- Lembra de quando me presenteou com um jornal?
- Lembro sim! Fiz isso duas vezes.
- Pois bem. Quero pagar a ajuda que você me deu. Peça o que quiser, que eu te darei.
- Sr. Gates, mesmo que faça isso, sua ajuda nunca poderá igualar-se à minha.
- Como assim? - indaguei.
- O ajudei quando eu era um pobre vendedor de jornais; hoje você quer me ajudar na posição de homem mais rico do mundo. Como pode sua ajuda ser comparada à minha?
Foi então que entendi que aquele jornaleiro era mais rico que eu, pois ele não esperou ficar rico para ajudar alguém.
As pessoas precisam entender que os verdadeiramente abastados são aqueles que possuem um coração rico. Para ajudar os outros, é preciso ser rico por dentro. Dar quando nos sobra é muito fácil; o difícil é presentear quando não se tem muito ou quase nada."

Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS