TER OU SER?





"É um desafio muito difícil", comentava uma senhora de idade ao se referir ao convívio entre pessoas com diferentes objetivos de vida.
- Quando casei, imaginava que seria fácil fazer o companheiro ver o mundo com outros olhos. Mas com o tempo compreendi que as mudanças somente acontecem conforme a decisão das pessoas.
Ela fora professora e se entregava de coração ao trabalho voluntário, enquanto seu companheiro era um comerciante cheio de sonhos relacionados a finanças. Na visão dele, todos deveriam lutar obstinadamente pelas conquistas materiais a fim de garantir uma velhice favorável. Assim, cobrava da mulher colaboração nesse sentido.
Quando o casal chegou à terceira idade, ela expressou o desejo de cursar faculdade. Era seu sonho. O marido simplesmente a criticou.
- Você encara a vida como uma fantasia. Será que não percebe que está próxima da idade de morrer? Pra que criar ilusões?
Ela silenciou, com o coração retalhado.
Mais tarde, em outra conversa, ela disse:
- A diferença de visão entre nós é somente de uma letra. Você sempre lutou por TER mais - mais dinheiro, mais propriedades, mais títulos. Quanto a mim, o meu sonho era e continua sendo somente SER - ser melhor intelectual, moral e espiritualmente. 
O que é a tua prioridade - ter ou ser?

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO