O PARTO DA VACA





Um rapaz foi ter com um idoso e perguntou:
- Qual a maior lição que a vida te ensinou? 
- Desculpe, meu jovem, mas não estou com disposição para falar agora. Estou profundamente preocupado.
- O que se passa, senhor?
- Ah, é a minha vaca prenha. A coitada está em trabalho de parto há mais de vinte horas. Tenho medo que ela possa morrer, pois muge o tempo todo.
- Mas não há nada que possa ser feito?
O velho suspirou.
- Simplesmente não sei o que fazer, estou desorientado. Mas se eu conseguir conselhos de outras pessoas, minha vaca pode ser salva. Você não acha? 
- Acredito que sim.
- Então, meu rapaz, pode me fazer um favor? Vá à estrada e aborde alguns transeuntes. Conte a eles sobre minha vaquinha e lhes pergunte o que devo fazer. 
- Está bem; irei.
Mais ou menos uma hora depois, o moço retornou. 
- Consegui o conselho de quatro pessoas. A primeira sugeriu que ligue imediatamente para o veterinário a fim de que ele faça uma cesariana. A segunda pessoa opinou que desse mais tempo à vaca para dar à luz naturalmente. A terceira disse ser preferível que o senhor mate a vaca e venda a carne, pois ela não vai conseguir parir e vai morrer de qualquer jeito. Já a quarta pessoa recomendou que ajudasse a vaca puxando a cria do útero, tão logo saíssem as patas.
- Interessante que as opiniões são tão diferentes. Qual delas devo seguir então?
O mancebo coçou a cabeça. 
- Não sei... cada conselho mais diferente que o outro...
O velho sorriu e bateu amigavelmente no ombro do rapaz.
- Meu jovem, na verdade não tenho nenhuma vaca em trabalho de parto. Achei curioso você indagar sobre a maior lição que a vida me ensinou. Ao invés de responder de forma direta, decidi deixar você descobrir isso sozinho. A história da vaca foi uma estratégia para te fazer entender quão diferentes podem ser as opiniões das pessoas. Então, a maior lição que aprendi na vida é que as pessoas podem olhar exatamente para a mesma coisa e ter perspectivas diferentes. Todos temos a nossa própria visão das coisas. E só porque a opinião de alguém é diferente da sua, não significa que esteja errada. Não devemos brigar com os outros porque nossas opiniões não condizem. Devemos aprender a ter uma mente aberta e respeitar o pensamento alheio, mesmo que não concordemos com ele. 

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS