O FOCO IDEAL





Um mendigo disse ao seu filho:
- Tenho boas notícias... tá rolando uma festa na casa de um rico na rua ao lado. Muita gente. Vá lá e implore por vinte dólares. São todos da alta, então não será um problema.
O rapaz foi até lá. Mais ou menos uma hora depois, voltou com as mãos abanando. 
- Pai, não me deram um centavo! Achei que fossem generosos, mas me enganei. Até as crianças deles caçoaram de mim.
- É uma pena, filho. Essas pessoas têm dinheiro de sobra e poderiam ter te ajudado... sabe o que mais? Volte lá e implore novamente mas, desta vez, diga-lhes que tua família está passando fome e que precisas de vinte dólares para comprar comida. Certamente eles irão se comover.
Um pouco otimista, o moço retornou ao palacete, mas terminou do mesmo jeito, sem um único vintém. 
- Não me deram nada, pai. Me ignoraram completamente!
O pai suspirou.
- Tudo bem, meu filho. Fique aqui. Desta vez, irei eu.
Era um pouco tarde quando voltou, mas seus bolsos estavam carregados de moedas e ele exultante. 
- Olha, filho! Consegui bem mais que vinte dólares! Não é incrível? 
O mancebo esbugalhou os olhos.
- Mas como o senhor conseguiu, pai?
O pai sorriu.
- Sabe, filho... você focou nos vinte dólares. Pediu essa quantia a cada pessoa. Eu fiz diferente: pedi um dólar a cada pessoa. Algumas não me deram nada; outras me deram até mais que um dólar. Resolvi focar no mínimo e, assim, acumulei muito!
Muitas vezes falhamos por focar apenas em grandes metas, esquecendo ou menosprezando pequenas conquistas. Mas precisamos entender que essas pequenas coisas importam, pois elas podem, juntas, fazer uma grande diferença. 

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS