NA PELE DO OUTRO





Certa vez, uma ONG alemã apresentou, de forma inusitada, um excelente exemplo de marketing social.
Em alguns cinemas da Alemanha, o público entrava para assistir aos filmes e se deparava com cobertores dobrados, um sobre cada poltrona.
Nada foi dito ou explicado e, conforme os primeiros anúncios e trailers iam passando, a sala começava a esfriar, chegando a baixíssima temperatura, similar à das madrugadas de inverno naquela região.
Então, subitamente, uma mensagem começava a aparecer no telão, mostrando moradores de rua em muita dificuldade, assim como seus próprios relatos narrando os problemas causados pelo frio intenso.
Ao final da mensagem, um deles, inclusive, em tom de bom humor, dizia assim:
- Por favor, não incomodem mais as pessoas; deixem-nas assistir a seus filmes sossegadas.
A campanha finalizava avisando aos espectadores que, em cada cobertor que receberam, havia um código legível via celular, por meio do qual poderiam, se quisessem, fazer uma doação em prol dos moradores de rua.
O resultado foi surpreendente. 
Após tal experiência, realizada em diversas salas de cinema de todo o país, foi computado um retorno de 95% - ou seja, praticamente todos os presentes a essas sessões se sentiram tocados a contribuir.
Parece que, na maioria das vezes, ainda precisamos sentir na própria pele a condição do próximo e, assim, desenvolver genuína empatia para com ele. Colocar-se no lugar do outro é fundamental.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS