BUDDY BENCHS
Não se sabe ao certo como surgiram, em escolas dos Estados Unidos, os "buddy benchs" ("bancos de amigos" ou "bancos da amizade"), mas a intenção é clara: ajudar as crianças a lidar com o bullying e a solidão.
São, normalmente, bancos de madeira, pintados com uma cor específica e com identificação devida, posicionados em locais estratégicos no pátio do colégio.
A criança que senta ali está, discretamente, afirmando que se sente sozinha, isolada e que é carente de atenção. Nem sempre as crianças conseguem expressar sua carência, então os bancos ajudam a externar esse apelo.
Os assentos, por vezes, servem simplesmente para que crianças novatas ou acanhadas façam amigos, chamando a atenção dos outros e dizendo: "estou aqui".
Os pequenos se envolvem desde a confecção do banco até à sua pintura, produzindo verdadeiras obras de arte e os resultados têm sido muito bons.
De um lado, atendendo aqueles que estão vivendo períodos de fragilidade, que podem estar chateados com algo que acabou de acontecer e querem desabafar com alguém.
Na outra ponta, aqueles que precisam ser lembrados de que podem ser úteis, que podem ajudar, bastando que olhem para os coleguinhas a fim de perceberem se há alguém com algum tipo de emergência emocional.
Como seria ótimo se nós adultos copiássemos amplamente essa ideia!
Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário