TRANSFORMAÇÃO





Havia duas árvores no meio de um jardim.
Na árvore menor, residiam três lagartas absolutamente ingênuas. Nada conheciam sobre o mundo que as rodeava.
Um dia, tiveram a ideia de olhar para baixo. Notaram outros bichos no jardim - uns que voavam, outros que rastejavam, outros mais que nadavam numa poça d'água ali perto.
Olhando mais além, para a outra árvore, viram que nela havia muitos frutos; então decidiram ir para lá. 
- Mas como chegaremos até lá? - indagaram entre si.
A primeira lagarta gritou, admirada:
- Vejam! Aquele pássaro consegue sobrevoar as árvores e balançar seus braços como se fossem folhas! Vou pegar duas folhas e fazer como ele, até alcançar os frutos!
A segunda lagarta, ao ficar de ponta cabeça, descobriu vários frutos caídos ao pé da arvore.
- Vou descer e pegar todos! - exclamou.
A primeira lagarta fez muito barulho ao bater as folhas para voar e acabou chamando a atenção da dita ave que, lançando-se sobre ela, a devorou.
A segunda lagarta estava tão obcecada pelos frutos e desceu da árvore com tanta pressa que não percebeu um sapo que estava no meio da relva; com sua longa e rápida língua, a capturou e engoliu. 
A terceira lagarta permanecera pendurada, assistindo com horror o que sucedera às suas irmãs. Refletiu sobre isso tão intensamente que caiu num sono profundo e fechou-se em si mesma, convertendo-se num casulo.
Passados alguns dias, despertou do sono e desejou sair. Só então percebeu algo diferente.
Abriu os braços, que já não eram mais pequeninas garras, mas lindas asas leves e largas, que lhe permitiam voar suavemente! Agora, sim, ela poderia explorar o jardim e conhecer suas árvores, plantas, flores e frutos!
A verdadeira transformação que liberta acontece de dentro para fora.
Precisamos passar por uma metamorfose para poder mudar internamente e refletir externamente; somente assim poderemos criar asas e voar através da vida.

Texto de Daniel Castilla - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS