PEIXINHO NA MÃO





Um menino estava há horas na beira do rio tentando pescar, sem nenhum resultado. Prestes a desistir, conseguiu pegar um peixe, mas tão pequenininho que cabia na palma da mão.
O peixinho então falou:
- Por favor, poupe minha vida! Jogue-me de volta na água. Posso garantir que estarei bem maior em breve e aí você poderá me fisgar novamente. Além disso, tenho muitos outros amigos que você pode capturar até que eu cresça.
O garoto nunca tinha visto um peixe falante; mesmo assim, não se deixou iludir. E respondeu:
- Eu seria muito bobo se trocasse o certo pelo duvidoso, deixando você escapar!
E, lançando o peixinho no cesto, voltou para casa cantarolando. 
Se você ainda não conseguiu o que quer, não desperdice o que já tem!

Fábula de Esopo (620-564 a.C.) - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS