QUEM É O MELHOR?





Viviam na mesma floresta um elefante e um macaco. Eram amigos, mas um dia entraram numa discussão. Cada um se achava melhor que o outro.
- Sou rápido e esperto! - começou o macaco - Sou muito hábil com as mãos. Com certeza sou o melhor!
- Ah, é? - retrucou o elefante - E eu sou forte! Consigo derrubar uma árvore apenas usando a minha tromba! Sou o maior animal da floresta e ninguém aqui tem coragem de me atacar!
Depois de muito bate-boca, resolveram procurar um terceiro animal que pudesse dizer qual dos dois era o melhor. Encontraram a coruja, reputada como a mais sábia entre as aves.
- Amiga coruja! - disse o macaco - Você, que é tão inteligente, nos ajude.
- Estamos discutindo sobre qual de nós dois é o melhor animal - completou o elefante - Por gentileza, diga a ele que sou eu, para acabarmos com essa discórdia!
- Sou eu o melhor, não você! - berrou o macaco.
- Acalmem-se os dois! - falou a coruja - Para resolver essa questão, vocês precisam ser provados. Cumpram a missão e lhes direi quem é o melhor. 
- Está bem, aceitamos - responderam.
- É o seguinte! - explicou a coruja - O melhor é aquele que me trouxer a manga mais doce!
Os dois saíram em disparada em busca de uma mangueira: havia uma bem carregada, mas ficava no outro lado do rio.
O elefante entrou na água e começou a atravessar. O macaco foi pela mata, pulando de galho em galho, só que era bem mais distante. O elefante ficou com pena do amigo e o chamou.
- Venha, vamos pelo caminho mais curto. Suba nas minhas costas. 
Atravessaram o rio e em poucos minutos chegaram ao pé de manga. Os melhores frutos estavam bem no alto; por mais que o elefante se esforçasse, não conseguia alcançar. Então o macaco, compadecido, pegou duas mangas bem doces e deu uma ao amigo. Assim voltaram para a coruja, cada um com sua fruta.
- Como conseguiram pegar essas mangas? - indagou a coruja.
Após ouvir o relato deles, a coruja concluiu:
- O melhor é aquele usa seu talento para ajudar o próximo. Portanto, vocês são igualmente os melhores. Não estraguem sua bela amizade por uma bagatela!

Fábula indiana - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS