"DESPRENDA-SE E LIBERTE-SE!"





Um monge peregrino seguia por uma estrada quando, do meio da mata, surgiu um outro homem, mais jovem. Um pouco assustado, o monge perguntou:
- Posso fazer algo por você, meu rapaz?
O outro abaixou os olhos e murmurou envergonhado:
- Sou um ladrão e mergulhei no mundo do crime. Perdi o afeto de meus pais e de meus amigos. Tenho medo do futuro e não sinto sossego em momento algum. Vejo que o senhor é um monge, então me ajude a livrar-me desta angústia!
O monge deu uma resposta estranha:
- Estou com muita sede. Há alguma fonte por aqui?
- Sim, há um poço logo ali, porém não há roldana e nem balde. Mas tenho aqui uma corda que posso amarrar na sua cintura e descê-lo para dentro do poço. O senhor poderá tomar água até se saciar e aí lhe puxo de volta.
- Perfeito! Vamos lá.
Em poucos minutos, o monge estava no fundo do poço. Não demorou muito quando sua voz se fez ouvir:
- Pode puxar!
O mancebo deu um puxão na corda mas, por mais que se esforçasse, não conseguia fazer o monge subir. Ele até parecia mais pesado do que quando o fizera descer.
Depois de inúteis tentativas, o moço soltou a corda e deu uma espiada para o fundo do poço. Qual não foi sua surpresa ao ver o monge firmemente agarrado a uma grande pedra que havia na lateral.
Num misto de espanto e raiva, gritou:
- Ei, o que é isso? O que o senhor está fazendo? Pare já com essa brincadeira boba! Vamos, largue essa rocha para que eu possa içá-lo!
- Tenha calma, rapaz! - respondeu o monge - Você é alto e forte, mas mesmo assim não consegue me puxar pois estou agarrado a esta pedra. É exatamente isso o que está acontecendo com você. Por ser um criminoso, você acha que está irremediavelmente perdido e que não merece o amor de ninguém. Está firmemente agarrado a essas ideias. Desse jeito, mesmo que eu ou qualquer outra pessoa se esforce para ajudá-lo, de nada adiantará. Depende de você, se vai continuar agarrado ou se vai se soltar. Se quer realmente mudar, é necessário que se desvencilhe desses pensamentos negativos que te prendem no fundo de seu próprio poço. Desprenda-se e liberte-se!
Quando coisas ruins turvarem nossos pensamentos, busquemos a luz da verdade e o caminho do bem. Larguemos as pedras da ignorância e do medo que nos mantêm prisioneiros de nós mesmos.

Texto de Alexandre Rangel - adaptação de Marcos Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS