"TUDO É PARA O MELHOR!"





Entre os conselheiros de certo rei, havia um ancião que costumava dizer: "Tudo acontece para o melhor; nada é por acaso."
O rei achava ridícula essa colocação do conselheiro, preferindo acreditar que tudo o que acontecia era casual e sem nenhum significado. Então, só por isso, ele quis destituir o ancião de seu cargo, mas não encontrou nenhuma justificativa para isso, pois o homem era íntegro e leal. Ele teria que ser pego pelas próprias palavras, na primeira oportunidade. 
A oportunidade veio num dia em que o rei saiu para caçar com seus homens e ordenou ao conselheiro que os acompanhasse. 
Quando estavam na floresta, começou a ventar muito forte. De repente, um galho de árvore se partiu, atingindo o rei e fazendo um corte em sua testa.
O rei, indignado, disse ao ancião:
- Veja o que me aconteceu! Só falta você dizer que isso foi para o melhor!
- Não se preocupe, majestade; nada acontece por acaso, tudo é para o melhor!
Furioso com a resposta, o rei ordenou que cavassem um buraco, amarrassem o conselheiro e o enterrassem com a cabeça para fora, a fim de que fosse atacado pelos chacais.
- Quero ver agora você achar que isso é para o melhor! - disse o rei com deboche. Em seguida partiu com sua comitiva, deixando o pobre ancião naquele estado. 
Mais adiante, foram surpreendidos por selvagens que os atacaram, matando quase todos, menos o rei. Este foi aprisionado e conduzido à tribo, onde um ritual estava sendo preparado; o rei seria oferecido em sacrifício ao deus deles.
Porém, no momento em que ia matá-lo, o sacerdote notou o corte em sua testa e por isso o libertou, pois era exigido uma vítima cuja carne não estivesse lacerada de forma alguma.
O rei tratou logo de sair dali. Lembrou-se das palavras do conselheiro, se arrependeu do que fizera contra ele e voltou para resgatá-lo, encontrando-o da mesma forma que o deixara.
- Por favor, me perdoe - disse o soberano - Agora sei que você tinha razão. Esse corte na testa me salvou. 
- Aqueles selvagens passaram por aqui, majestade - respondeu o ancião - Só não me pegaram porque eu estava dentro do buraco e não me viram. Se eu estivesse com a comitiva, teriam me matado também. Mas aqui estamos, o senhor e eu, vivos.
De fato: tudo acontece para o melhor, nada é por acaso.

Lenda indiana - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS