RELAXE!
Um homem e sua família residiam num sítio e decidiram se mudar para uma cidade vizinha. Eram muito pobres e dispunham somente de uma carroça para fazer a mudança, de sorte que levaram alguns dias para transportar seus pertences, em várias idas e vindas.
Na derradeira viagem, o homem voltou à antiga casa para buscar os seus três cães. Durante todo o tempo, os animais observaram aquele vaivém sem compreender o que estava acontecendo. Seu dono os colocou na carroça e nela os amarrou, a fim de que não fugissem.
O cão mais velho era o mais inquieto; demonstrava não estar gostando daquilo. Tentou de todas as formas roer a corda para escapar e, vendo que não conseguia, pulou da carroça e foi sendo arrastado estrada afora, latindo o tempo todo em protesto.
O segundo cão também rosnava insatisfeito, mas não estava desesperado a ponto de tentar fugir: passou a viagem inteira andando de um lado para o outro, dentro da carroça, sem sossegar.
O cão mais novo, por sua vez, percebeu que não tinha controle sobre a situação e que, independentemente do que fizesse, nada mudaria; assim foi deitar num canto da carroça e adormeceu.
Chegados à sua nova casa, os cachorros perceberam que o lugar era muito melhor que o anterior. O mais velho, todavia, esgotado e com as patas machucadas, caiu enfermo; o segundo, exausto, logo se arrependeu de não ter aproveitado bem a viagem; já o mais novo saltitava de alegria, pois havia descansado bastante ao longo do trajeto.
Na vida ocorrerão mudanças cujo final nem sempre você poderá antever. Seja como for, será inútil reclamar ou se preocupar em demasia; portanto relaxe. O melhor ainda está por vir.
Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário