QUATRO ANOS VALIOSOS




Uma questão desnecessária acabou chegando aos tribunais. Uma jovem, mãe de duas criancinhas, lutava pra que seu pedido de transplante fosse aprovado por seu convênio.
Ao final da última gestação, fora detectado um grave comprometimento em seu fígado, inicialmente tratado por meio de uma sofisticada técnica de radiação, cujo resultado apenas agravou o quadro. Algo errado aconteceu durante o procedimento, lesando ainda mais o órgão. O diagnóstico final sentenciava a paciente a poucos meses de vida.
Na batalha pelo direito ao transplante, havia vários fatores contra: a longa fila de espera, a indisponibilidade de um fígado compatível, os altos custos que o convênio não queria cobrir e, finalmente, a expectativa de vida estabelecida pelos médicos: no máximo, uns quatros anos, caso o transplante fosse realizado.
Valeria a pena investir tanto numa paciente com pouco tempo de vida em detrimento de outra pessoa presumivelmente saudável? De que valeriam mais quatro anos de vida? Seus filhos não teriam se tornado adultos, nem seriam independentes; ainda seriam crianças - tais foram os argumentos da defesa jurídica do convênio. 
A resposta emocionada da mãe, entre lágrimas, surpreendeu: 
"Seriam quatro anos a mais que eu poderia estar com os meus filhos e vê-los crescer.
Ensinaria o meu filho a atar os cadarços dos sapatos, pentear seus cabelos e escolher a roupa apropriada à estação para se vestir sozinho.
Seriam mil quatrocentas e sessenta noites em que eu estaria com ele na hora de escovar os dentes; abraçá-lo, desejar-lhe boa noite, ler uma história e rezar.
Em quatro anos estaria na escola e eu o auxiliaria com as primeiras letras, palavras e frases.
Quanto à bebê, já a teria ensinado a andar e a falar, a amar a natureza e as pessoas.
Nem posso imaginar quantos sorrisos eu poderia oferecer aos meus filhos em quatro anos e quantos sorrisos eles me retribuiriam.
Quatro anos é um tempo longo e precioso para uma mãe e dona de casa. Quatro períodos de férias que as crianças, meu marido e eu desfrutaríamos na praia, no bosque e nas montanhas. Seriam mais quatro Natais, quatro aniversários e quatro comemorações de Ano Novo!"
As palavras dessa jovem senhora nos levam a pensar na preciosidade do tempo. Por isso, façamos uso dele do melhor jeito que pudermos.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS