O LIVRO CURTO
Certa vez, na China antiga, um sábio presenteou o imperador com um livro que tinha apenas duas páginas. E explicou:
- Senhor, por gentileza, não abra o livro agora; somente quando estiver atravessando a hora mais triste de sua vida, leia a primeira página. Quando estiver vivendo o momento mais feliz, leia a segunda. Dessa forma, o presente terá atingido seu objetivo.
O monarca seguiu a orientação do sábio e guardou o livro, sem nunca abri-lo.
Tempos depois, um desastre abateu-se sobre o reino e o imperador se lembrou das palavras do sábio. Ao abrir o livro na primeira página, havia apenas esta frase:
"Vai passar.”
Com o ânimo renovado, o soberano convocou seus conselheiros, recebeu o apoio do povo e as dificuldades foram superadas, ao custo de muito esforço.
Posteriormente, o império entrou numa fase de fartura, riqueza e glória. A felicidade era tanta que o rei quase esqueceu o conselho do sábio; pegou o livro com curiosidade e conferiu o que constava na última página:
“Vai passar.”
Não existe mal que dure para sempre; isso nos transmite conforto e esperança. Mas ao mesmo tempo precisamos reconhecer com serenidade que os momentos bons também passam. Por isso, devemos apreciar cada dia com gratidão, aprendendo com o passado e enxergando com otimismo o amanhã.
Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário