DISCÓRDIA E TRAGÉDIA




Muito tempo atrás, numa floresta da Índia, uma enorme comunidade de codornas vivia feliz e em harmonia, mas sob a constante ameaça de um inimigo - um humano caçador. Ele atraía as aves com seu chamado (imitando suas vozes) e, quando se juntavam para atendê-lo, jogava-lhes uma enorme rede, aprisionando muitas delas.
Contudo uma das codornas, reputada como a mais inteligente de todas, marcou uma reunião com as demais e disse:
- Irmãs! Elaborei um plano muito bom. Na próxima vez que o caçador tentar nos pegar, cada uma de nós enfiará a cabeça por dentro de uma malha da rede e todas alçaremos voo juntas, suspendendo a rede. Depois de voar uma boa distância, deixaremos cair a rede num espinheiro e fugiremos.
Todas concordaram e, no dia seguinte, quando o caçador lançou a rede, elas agiram de acordo com o plano, que acabou dando certo. O homem teve tanto trabalho pra retirar a rede de cima do espinheiro que gastou a tarde inteira nisso; aí, ao anoitecer, retornou para casa com as mãos vazias.
Isso se repetiu por várias semanas, até a mulher do caçador se aborrecer e indagar:
- Por que você nunca mais conseguiu pegar nenhuma codorna?
- O problema é que todas estão trabalhando juntas. Se ao menos elas começassem a discutir, eu teria como pegá-las.
- Faça o seguinte: na próxima tentativa, leve estas sementes e jogue-as para as codornas; isso as distrairá e aí você aproveita a chance!
O caçador seguiu o conselho da esposa. 
A estratégia causou um reboliço entre as codornas e algumas começaram a brigar entre si por causa das sementes, deixando de focar no plano e, assim, muitas foram capturadas.
Entretanto a codorna sábia percebeu a malícia do caçador e fugiu, junto com outras companheiras precavidas. Elas sabiam muito bem que discórdias precedem tragédias.

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO