RIQUEZA MAIOR




Um andarilho hindu parou para descansar à sombra de uma árvore que ficava nos arredores de uma aldeia. Nem bem ele havia sentado quando chegou um aldeão correndo e gritando, quase sem fôlego:
- A pedra! Eu quero aquela pedra!
- Mas, que pedra? - perguntou o hindu, assustado.
- Ontem à noite, num sonho, eu vi meu Senhor Shiva. Ele disse que eu viesse pra cá a esta hora, pois aqui estaria um forasteiro que me daria uma pedra, por meio da qual eu me tornaria muito rico!
Foi então que o hindu lembrou-se de algo. Meteu a mão no alforje e tirou uma pedra reluzente.
- Acho que Shiva estava se referindo a isto. Encontrei na mata, há alguns dias; tome, pode levar.
O homem olhou maravilhado para a pedra. Era um diamante; talvez, o maior e mais precioso do mundo.
Voltou então à aldeia. Contudo não conseguiu pregar o olho a noite toda, por mais que tentasse.
Assim que amanheceu, foi ter com o viajante, que permanecera no mesmo lugar. Encontrou-o dormindo e o despertou, dizendo:
- Por favor, me ajude; quero que me dês essa riqueza que te tornou possível desfazer-se tão facilmente de um diamante tão valioso!
A humildade e o desapego ao poder constituem uma das maiores riquezas que alguém pode ter!

Conto indiano - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS