RIM CENTENÁRIO




Foi em 1973 que Sue Westhead foi diagnosticada com insuficiência renal. Ela tinha apenas 25 anos. Sua única opção para sobreviver seria um novo rim.
Sua mãe, Ann Westhead, na época com 57 anos, não hesitou em oferecer-lhe um de seus rins. O transplante ocorreu no hospital Royal Victoria, em Newcastle, Inglaterra.
Numa entrevista em 2016, Sue comenta: "Imediatamente recuperei um aspecto saudável e a cor de pele rosada".
Os médicos, todavia, não estavam muito otimistas. As técnicas de transplante na década de 1970 ainda não eram tão sofisticadas e o órgão transplantado tinha mais de meio século. Sue, entretanto, surpreendentemente superou todas as previsões médicas sobre a eficácia da cirurgia.
Embora há muitos anos precise tomar remédios que evitam rejeição ao órgão transplantado, Sue goza de excelente saúde. O rim que sua mãe lhe cedeu já conta mais de um século.
Sue atribui a longevidade do rim, não apenas à saúde perfeita de sua mãe, mas também ao amor por meio do qual, prontamente, ela lhe ofertou o órgão saudável. Nas palavras dela, na citada entrevista:
"Lembro que, na época, pensei: 'Se eu viver por mais cinco anos, serei feliz'. Isso foi há 43 anos e o meu rim completará 101 anos, em novembro deste ano [2016]. Estou viva graças à minha mãe, que me deu a vida por duas vezes".

Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS