DRAMA E TRIUNFO DE KYLE




Quando era novato numa escola, vi um garoto de minha sala alguns passos à minha frente, voltando para casa.
Seu nome era Kyle e sua mochila parecia bem pesada, pois estava repleta de livros. Pensei: "Por que alguém carregaria tantos livros numa sexta-feira?"
Foi então que vi um grupo de garotos correndo em direção a Kyle. Eles puxaram sua mochila, espalharam seus livros e o empurraram de tal forma que ele foi ao chão e seus óculos voaram, aterrissando na grama a alguns metros de onde ele estava. Kyle ergueu o rosto e só pude ver nele nervosismo e pavor.
Condoído, me aproximei, enquanto ele engatinhava à procura dos óculos. Notei que seus olhos lacrimejavam. Peguei os óculos e lhe entreguei.
- Aqueles caras são uns idiotas! - falei - Eles deveriam arrumar algo pra fazer ao invés de mexer com os outros.
Kyle, no entanto, pareceu não fazer caso; enxugou as lágrimas e me disse com um leve sorriso:
- Cara, muito obrigado!
Sua face repentinamente ficara radiante. Ajudei-o com os livros e lhe perguntei onde morava. Coincidentemente, morávamos próximos, então tomamos o mesmo caminho e conversamos à beça. Ele se revelou um garoto bem legal.
Perguntei se ele queria jogar futebol no sábado comigo e outros amigos. Ele disse que sim. Assim começamos uma sólida amizade e, nos quatro anos seguintes, nos tornamos quase que irmãos.
Quando estávamos concluindo o colegial, começamos a pensar em faculdade. Kyle decidiu ir para Georgetown e eu para Duke. Eu sabia que seríamos sempre amigos e que a distância nunca seria problema. Ele seria médico e eu ia tentar uma bolsa escolar no time de futebol.
Kyle teve que preparar um discurso para a formatura e eu estava super contente por não ter que fazer o mesmo.
No dia da cerimônia ele estava ótimo. Estava mais encorpado e com aparência impecável, apesar dos óculos graúdos.
Todavia, percebi que ele estava um tanto nervoso. Então lhe dei um tapinha nas costas.
- Relaxa, cara. Você vai tirar essa de letra.
Ele me fitou com aquele olhar que eu já conhecia e respondeu:
- Valeu, meu amigo.
Quando ele subiu ao palanque, começou dizendo:
"A formatura é uma ocasião para agradecermos àqueles que nos ajudaram durante os árduos anos de estudo: pais, professores, irmãos, mas especialmente aos amigos. Ser um amigo para alguém é o melhor presente que você pode lhe dar. Portanto vou contar-lhes uma história."
Estupefato, olhei para o meu amigo sem conseguir acreditar, enquanto ele contava sobre o dia em que nos conhecemos. Ele havia planejado se matar naquele final de semana! Revelou como havia esvaziado seu armário na escola, para que sua mãe não tivesse que fazer isso depois que ele morresse. Era por isso que ele estava com aquele montão de livros.
Ao terminar de contar, olhou diretamente nos meus olhos e esboçou aquele franco sorriso. E concluiu:
"Felizmente, meu amigo me salvou a tempo de uma tragédia!"
Notei todos na platéia engolindo em seco, enquanto aquele rapaz popular e esbelto contava sobre seu drama passado.
Vi seus pais olhando para mim, sorridentes e com a mesma gratidão.
Até aquele momento, jamais havia me dado conta da profundidade do sorriso que ele me deu naquele dia em que nos conhecemos!
Nunca subestime o poder de uma boa ação. Ainda que seja um pequeno gesto, por meio dele você pode mudar a vida de alguém.

Texto de Jacinta Nascimento - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS