A FORÇA QUE HÁ DENTRO DE VOCÊ
Certa feita, um médico foi chamado pra atender a um agente de seguros chamado Bill Wilkins, que acordou, pela manhã, numa clínica para alcoólatras. Com profundo desânimo, o paciente indagou:
- Doutor, quantas vezes vim parar aqui?
- Cinquenta. Você já se tornou um dos nossos inquilinos mais veteranos.
- Esse vício vai acabar me matando, o senhor não acha?
- Quer saber, Bill? - respondeu o médico com voz grave - Você, no caminho por onde vai, não vai durar muito.
- Mas, que tal me deixar tomar ao menos um tragozinho?
- Está bem. Mas vamos fazer um acordo. Há um rapaz no quarto ao lado que está em más condições. É a primeira vez que ele é internado aqui. Se você for lá e se mostrar a ele como um horrível exemplo do que o espera, talvez consiga fazer com que ele renuncie definitivamente ao álcool.
A ideia deixou Bill curioso e interessado.
- Está bem, doutor. Mas não se esqueça da minha bebida, quando eu voltar.
O jovem paciente estava mesmo em péssimo estado. Bill, que sempre se considerou incapaz de persuadir alguém, mal pôde acreditar na própria voz quando começou a conversar com o moço:
- O álcool é uma força externa que conseguiu subjugá-lo. Mas você pode dar a volta por cima com o auxílio de outra força. Você pode chamar isso de "Deus", "vontade", "determinação", o nome que quiser. O mais importante é entender que essa força está dentro de você.
Fosse qual fosse a reação do mancebo, Bill acabou por impressionar a si mesmo. Ao voltar para seu quarto, havia esquecido o trato feito com o médico.
Interessando-se, finalmente, por outra pessoa, permitira que a lei do desinteresse e do altruísmo viesse em seu próprio auxílio.
Os resultados dessa experiência foram tão eficazes que Bill se tornou, mais tarde, o fundador de um movimento dedicado aos que perderam a fé em si mesmos: o "Alcoólicos Anônimos".
Toda pessoa tem em seu íntimo um poder extraordinário. Por mais difícil que esteja a situação, sempre haverá uma solução possível, bastando que a busquemos com disposição e coragem.
Autoria anônima - adaptação de Marcos Aguiar.
Comentários
Postar um comentário