PERDEDOR E VENCEDOR






Eram dois andarilhos. O nome de um deles era Perdedor e o do outro, Vencedor. Ambos seguiam por uma trilha.
Em dado momento, Vencedor esbarrou acidentalmente no colega.
- Me desculpe, amigo; descuido meu. Não vai se repetir.
Mais adiante, Perdedor tropeçou numa pedra e berrou:
- Maldita pedra! Por tua causa tropecei!
Chegaram a uma fazenda e conseguiram trabalho. Vencedor dá um duro danado, procurando fazer o seu melhor. Já Perdedor inventa sempre uma desculpa pra não fazer isto ou aquilo e, quando faz, é reclamando. 
Ao deparar-se com algum contratempo, Vencedor para, reflete um pouco e consegue um jeito de resolver. Perdedor dá voltas sem fim, esquenta a cabeça e não sai do lugar.
Vencedor às vezes até comete um erro de vez em quando, mas tenta outra vez e não entrega os pontos. Ao dar uma burrada, Perdedor diz: "deixa pra lá; ninguém está vendo mesmo...", e desiste fácil.
Enquanto Vencedor está focado no que faz, Perdedor se distrai o tempo todo; por isso se acidenta, arruma confusão e não conclui a tarefa.
Vencedor se comprometeu a continuar o trabalho no dia seguinte; Perdedor disse que também voltaria, mas dormiu demais, acordou tarde e chegou atrasado. 
O dono da fazenda elogiou o trabalho de Vencedor e deu uma advertência a Perdedor. 
- Obrigado por suas palavras, senhor, mas ainda não sou tão bom quanto gostaria. Preciso melhorar muito - comentou Vencedor.
Perdedor saiu resmungando:
- Ora! Só porque me atrasei um pouco, não significa que sou tão ruim!
Vencedor procura escutar e refletir antes de responder. Perdedor é o contrário: alterca e interrompe o tempo todo a fala dos outros. Acha-se o dono da razão.
Por respeitar as normas e procurar aprender sempre mais, Vencedor foi promovido a capataz em pouco tempo. 
Perdedor era um completo insubmisso, desordeiro e respondão. Queixava-se de tudo e não fazia o serviço direito. Então, após duas ou três chances desperdiçadas, viram que era um caso perdido e o demitiram.
Entendeu a diferença?

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ABANDONADA

O PEQUENO HERÓI HOLANDÊS

UM "NÃO" PARA O SILVIO