LIÇÃO DO SAL




Muito tempo atrás, viveu um sábio cuja legião de discípulos era enorme. Um deles, certo dia, o procurou, visivelmente angustiado.
- Mestre, estou sofrendo muito. Já não vejo solução para os problemas que me atormentam. Preciso de sua ajuda.
- Pois bem, filho, venha à cozinha comigo.
Já na cozinha, o mestre pediu ao discípulo que pegasse a saleira, ao mesmo tempo em que enchia um copo com água. 
- Meu jovem, coloque um punhado de sal neste copo e misture bem. Em seguida, beba com um só gole.
O discípulo obedeceu, ainda que um pouco contrariado.
- E então? ­Qual o gosto? - indagou o sábio.
- Ruim, muito ruim! - respondeu o mancebo, fazendo um trejeito horrível. 
- Certo. Agora vamos até à lagoa. E traga a saleira.
À beira da lagoa, o mestre falou:
- Jogue um punhado de sal na água. Depois tome um gole.
Ao agachar-se, porém, o jovem bebeu muitos goles e não somente um, pois a água estava deveras refrescante. 
- E agora? Sentiu o gosto do sal? 
- De maneira nenhuma! Esta água matou minha sede e me aliviou a garganta!
- Pois é! - comentou o mestre - As dificuldades que enfrenta são como um punhado de sal. Se você dilui seus problemas no copo do egoísmo, eles se tornam difíceis de serem superados. Mas se os dilui na lagoa da reflexão, deixam de existir; essas adversidades se converterão em experiência. 
Todo sofrimento revela lições que podem fazer com que você avance no caminho da maturidade e da sabedoria. Portanto, procure enxergar na dificuldade algo além da dor. E lembre que os problemas não ficam; eles PASSAM, após cumprirem seu propósito. 

Autoria desconhecida - adaptação de Marcos Aguiar. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FILA QUE VALEU A PENA

A VERDADEIRA RIQUEZA

OS PREGOS